Necessita de uma ajuda para
análise e documentação
 de processos e sistemas.

Porque documentar?

A legislação brasileira (Lei 9.430/96, de 27 de dezembro de 1996) obriga as pessoas jurídicas a manterem documentação atualizada de seus sistemas, para fins de auditoria por parte de organismos oficiais. A lei reproduz preceitos, antes esparsos na Legislação Federal, referentes ao acesso, retenção e guarda de documentação para efeito de fiscalização para possibilitar sua auditoria.

VANTAGENS
Com a documentação online, é possível atualizar instantanemente as informações que o usuário necessita, e o melhor, sem custo de impressão e remessa. 

Redução de custos

A rotatividade de membros de um projeto ou de colaboradores geram prejuísos com a falta de documentos com registros dos projetos e processos operacionais. 

Alcance

Os projetos e processos documentados, possibilitam um acesso instantâneo e com agilidade.

Diferencial

A grande maioria das empresas não possuem projetos e processos documentados. A sua empresa pode se destacar, ter mais controle e agilidade!

Alguns tipos de manuais

01.

Manual de Sistema/Software

Contendo todos as instruções pertinentes ao sistemas como: entradas, saídas, banco de dados, rotinas, programas, requisitos, etc.

02.

Manual do Cliente/Usuário

Contendo procedimentos de uso, dicas de problemas, etc.

03.

Manual de Operação

Contendo descrição de procedimentos/rotinas, periodicidade, dependência de informação, instruções de reprocessamento, retenção de arquivos, esquema de cópias, etc.

Alguns tipos de documentos de software

Abaixo segue uma tabela com alguns dos possíveis documentos que podem ser elaborados para cada etapa do processo de desenvolvimento, desde a implementação até a implantação.

Etapas / Tipos de Documentos
Textuais Diagramais
ImplementaçãoDocumento de Visão do Negócio.
Descrição dos Casos de Uso.
Descrição dos Requisitos.
Descrição das Classes e Objetos.
Descrição dos processos.
Documentação técnica – funcionalidades e relação de entrada, manipulação e saída de dados.
Dicionário de Dados.
Modelo de Integração de Sistemas.
Documento de Serviços de Negócio.
Diagrama dos Casos de Uso.
Diagrama das Entidades e seus Relacionamentos – MER.
Diagrama de Classes e Objetos.
Diagrama de Seqüência.
Diagrama de Atividades.
Diagrama de Processos.
Diagrama do Modelo de Integração.
Testes (***)
Plano de Testes Unitários.
Plano de Testes Funcionais.
Homologação (***)
Plano de Homologação.
Plano de Validação de Entradas e Saídas.
Diagrama de Homologação
Implantação (***)
Plano de Implantação.
Diagrama de Implantação

(*) O fato de não ser aplicável, não significa que cada empresa não possa ou não deva elaborar seus diagramas para estas etapas.

A tabela acima exibe os tipos de documentação que podem ser elaborados para o desenvolvimento do produto de software.

O modelo e a adoção de um tipo em detrimento de outro fica, única e exclusivamente a cargo da empresa.

Toda empresa deveria manter o historio dos seus projetos, baseado nas documentações produzidas. A experiência advinda deste histórico servirá como base para projetos futuros, por favorecerem o processo de melhoria contínua de seus processos internos, evidenciando quais os cases foram assertivos e quais não foram.

Basear seus projetos futuros com base em projetos históricos, garante maior competitividade no mercado, por garantir ao cliente um produto de melhor qualidade, menor custo e prazo e maior lucratividade, tanto para os clientes, quanto para a empresa e suas equipes.

O que você precisa documentar?

Documentar é estruturar para o crescimento!

Preencha o formulário ou nos chame WhatsApp para falar sobre seu projeto/processo.

* Garantimos o sigilo das informações de todos os projetos desenvolvidos. O orçamento não gera obrigatoriedade de contratação .

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SOBRE NÓS

A IDEALL foi criada em 2001, e atendemos clientes nas áreas de tecnologia, treinamentos, consultoria entre outros serviços.
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